um novo mundo requer novas formas de contar histórias

A Forward foi concebida em 2012 para colocar o cinema a serviço da justiça social e da defesa de direitos no Sul Global. A produtora nasceu no Brasil e na Colômbia simultaneamente e hoje, além de Bogotá e São Paulo, também tem uma sede em Girona (Espanha).

 

Para a Forward, um bom documentário é aquele que muda a compreensão das pessoas, provoca a reflexão e, sobretudo, inspira ações e debates significativos sobre os temas mais urgentes do nosso tempo.

 

Mas não só. Acreditamos que o cinema de impacto social deve se diferenciar não apenas por seus resultados, mas também – e sobretudo – por suas formas e métodos.

 

Para que o cinema documental seja uma ferramenta para a defesa de direitos é preciso repensar as práticas, colocando as pessoas em primeiro lugar; é necessário produzir com altíssima qualidade, precisão e estratégia, especialmente em contextos de excesso de informação; finalmente, é preciso aplicar protocolos de diversidade, segurança, sustentabilidade e acessibilidade em todas as fases de produção, além de fortalecer redes locais e internacionais de solidariedade e proteção.

produção para a ação

A Forward trabalha ao lado de ONGs, movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil no desenho de estratégias e produtos cinematográficos de impacto social. Na prática, isso significa formular, produzir e difundir documentários e campanhas audiovisuais que contribuam com os objetivos políticos e institucionais de nossos parceiros.

 

Em outra vertente, também desenvolvemos documentários independentes, sempre buscando conectar pessoas, instituições e meios de comunicação e trazer novos olhares sobre assuntos urgentes e de interesse público.

como classificamos o nosso trabalho

1.

Cinema documental

Utilizamos a linguagem documental para investigar, documentar, denunciar e aumentar os custos políticos de violações de direitos; proteger e fortalecer populações vulnerabilizadas; e abordar temas complexos com as lentes das experiências individuais.

2.

Mobilização

Campanhas audiovisuais para potencializar estratégias de comunicação e incidência política; informar e sensibilizar audiências; pressionar autoridades e formuladores de políticas públicas; angariar apoio e recursos às causas e entidades com as quais trabalhamos.

3.

Vídeos institucionais

Vídeos que documentam, difundem e fortalecem o trabalho realizado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, órgãos públicos e entidades multilaterais internacionais.

alianças